Quando um compositor escreve sua música,combina ao mesmo tempo diversos elementos musicais importantes: Melodia, ritmo e timbre. A melodia é a seqüência de alturas (freqüências) e ritmos ( durações).A melodia não existe sem o ritmo. Eles sempre andam juntos. Uma melodia sem ritmo não é suficiente para identificar uma música.Quando ouvimos uma orquestra tocando uma música, ouvimos vários instrumentos tocando ao mesmo tempo.. Cada instrumento possui um timbre de som.Ao escolher o timbre, o compositor tem a idéia clara do tipo de emoção que deseja provocar no ouvinte.,ele escolhe os instrumentos que irão executar a melodia.O compositor escreve a sua música e indica na partitura os instrumentos que irão executá-la. Paródiaé quando cantamos a melodia de uma música e trocamos a letra. Os tambores brasileiros foram trazidos pelos negros da áfrica. Além dos tambores, a música dos negros africanos misturou-se com a dos brancos, enriquecendo assim a música brasileira com seu ritmo marcante. O carnaval é uma festa muito antiga e que existe em vários países do mundo.Os camponeses contentes com a colheita , festejavam seus deuses em cerimônias e rituais coloridos e movimentados.As pessoas enfeitavam seus corpos, colocavam fantasias,dançavam animadamente e muitos usavam máscaras. Os bailes de máscaras eram realizados para os nobres.Os pobres saiam às ruas,sem nenhuma sofisticação.Improvisavam as danças, organizavam mesas onde comiam e bebiam à vontade.O carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses.Naquele tempo essa festa era chamada de Entrudo.
Entrudo eram as batalhas que as pessoas tratavam nas ruas com ovos,farinha de trigo e areia. As famílias corriam para suas casas e ficavam nas janelas, jogando água nos foliões.Com o tempo esses baldes de água foram substituídos por limões-de-cheiro.Eram pequenos recipientes de cera, que continham água perfumada em pequena quantidade.A sua preparação era motivo para que a família se reunisse entusiasmada em volta de um tacho de cera, feliz, já prevendo o susto que iriam provocar. Mais tarde, o limão-de-cheiro foi substituído pelo lança-perfume, que,devido ao abuso das pessoas, também foi proibido.Sugiram ainda os confetes e as serpentinas que até hoje animam nosso carnaval.As fantasias também fazem parte do carnaval. Com o passar do tempo,as pessoas passaram a usar alguns instrumentos de percussão para acompanhar as músicas carnavalescas.As pessoas que tocavam bumbo eram chamadas de Zé Pereira.Assim , as pessoas começaram a tocar outros instrumentos como: a cuíca , o tamborim, o padeiro e a frigideira para acompanhar os blocos que saíam nas ruas.As pessoas que faziam parte dos blocos desfilavam lentamente pelas ruas. Daí surgiu a necessidade de uma música mais rápida que acompanhasse o bloco. Encomendaram à compositora Chiguinha Gonzaga uma marcha para o bloco sair às ruas. Ela compôs a primeira marcha em 1899, que se chamava “ Ó Abre-Álas”.Essa canção fez tanto sucesso, que motivou o aparecimento de outras marchas carnavalescas. E o samba como surgiu? Muito antes de aparecer o samba, esse ritmo já existia no batuque dos escravos.A diferença entre o o samba e o samba-enredo é que o samba-enredo é usado nas escolas de samba para contar, de uma forma reduzida, a história escolhida como tema do desfile.
Artes Musicais – Ensino Fundamental0 Objetivo Junior –Beth Sennes
Quando um compositor escreve sua música,combina ao mesmo tempo diversos elementos musicais importantes: Melodia, ritmo e timbre.
A melodia é a seqüência de alturas (freqüências) e ritmos ( durações).A melodia não existe sem o ritmo. Eles sempre andam juntos. Uma melodia sem ritmo não é suficiente para identificar uma música.Quando ouvimos uma orquestra tocando uma música, ouvimos vários instrumentos tocando ao mesmo tempo.. Cada instrumento possui um timbre de som.Ao escolher o timbre, o compositor tem a idéia clara do tipo de emoção que deseja provocar no ouvinte.,ele escolhe os instrumentos que irão executar a melodia.O compositor escreve a sua música e indica na partitura os instrumentos que irão executá-la.
Paródiaé quando cantamos a melodia de uma música e trocamos a letra.
Os tambores brasileiros foram trazidos pelos negros da áfrica. Além dos tambores, a música dos negros africanos misturou-se com a dos brancos, enriquecendo assim a música brasileira com seu ritmo marcante.
O carnaval é uma festa muito antiga e que existe em vários países do mundo.Os camponeses contentes com a colheita , festejavam seus deuses em cerimônias e rituais coloridos e movimentados.As pessoas enfeitavam seus corpos, colocavam fantasias,dançavam animadamente e muitos usavam máscaras. Os bailes de máscaras eram realizados para os nobres.Os pobres saiam às ruas,sem nenhuma sofisticação.Improvisavam as danças, organizavam mesas onde comiam e bebiam à vontade.O carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses.Naquele tempo essa festa era chamada de Entrudo.
Entrudo eram as batalhas que as pessoas tratavam nas ruas com ovos,farinha de trigo e areia. As famílias corriam para suas casas e ficavam nas janelas, jogando água nos foliões.Com o tempo esses baldes de água foram substituídos por limões-de-cheiro.Eram pequenos recipientes de cera, que continham água perfumada em pequena quantidade.A sua preparação era motivo para que a família se reunisse entusiasmada em volta de um tacho de cera, feliz, já prevendo o susto que iriam provocar. Mais tarde, o limão-de-cheiro foi substituído pelo lança-perfume, que,devido ao abuso das pessoas, também foi proibido.Sugiram ainda os confetes e as serpentinas que até hoje animam nosso carnaval.As fantasias também fazem parte do carnaval. Com o passar do tempo,as pessoas passaram a usar alguns instrumentos de percussão para acompanhar as músicas carnavalescas.As pessoas que tocavam bumbo eram chamadas de Zé Pereira.Assim , as pessoas começaram a tocar outros instrumentos como: a cuíca , o tamborim, o padeiro e a frigideira para acompanhar os blocos que saíam nas ruas.As pessoas que faziam parte dos blocos desfilavam lentamente pelas ruas.
Daí surgiu a necessidade de uma música mais rápida que acompanhasse o bloco. Encomendaram à compositora Chiguinha Gonzaga uma marcha para o bloco sair às ruas. Ela compôs a primeira marcha em 1899, que se chamava “ Ó Abre-Álas”.Essa canção fez tanto sucesso, que motivou o aparecimento de outras marchas carnavalescas.
E o samba como surgiu? Muito antes de aparecer o samba, esse ritmo já existia no batuque dos escravos.A diferença entre o o samba e o samba-enredo é que o samba-enredo é usado nas escolas de samba para contar, de uma forma reduzida, a história escolhida como tema do desfile.
Artes Musicais – Ensino Fundamental0 Objetivo Junior –Beth Sennes